zen - meaning and definition. What is zen
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is zen - definition

TRADIÇÃO BUDISTA QUE SURGIU NA CHINA POR VOLTA DO SÉCULO VII
Zen-budismo; Zen budis; Zen Budismo; Chán; Budismo Zen; C'han; Zen budismo
  • Neste texto em japonês, sobre o desenho de [[Bodhidharma]], lê-se: "O zen aponta diretamente para o coração humano, vê sua natureza e o transforma em [[buda]]". Foi feita por [[Hakuin Ekaku]] ([[1685]] a [[1768]]).
  • Buda Amitabha]] da [[Dinastia Tang]], nas [[Grutas Longmen]], na [[República Popular da China]]
  • lótus]], a espécie de flor que foi supostamente usada durante o Sermão da Flor
  • jardim seco]] de [[Ryōan-ji]], um templo da escola rinzai em [[Quioto]], no [[Japão]]

zen         
sm (jap zen) Variante japonês do budismo, cuja prática religiosa consiste essencialmente na autodisciplina e meditação profunda, com o fim de obter a revelação pela absorção mística e conseqüente penetração intuitiva nas verdades transcendentais, inatingíveis à concepção intelectual; também chamado zen-budismo.
Zen         
[brasil sotozen sao joaquim.jpg|thumb|Templo Busshinji da escola zen soto], na cidade de [[São Paulo, no Brasil]]
zen         
s.m.
-fil rel
1 escola do budismo surgida na China do sVI d.C. e levada para o Japão no sXII, onde granjeou grande importância cultural até os dias atuais, caracterizada pela busca de um estado extático de iluminação pessoal, o satori , equivalente a um rompimento deliberado com o pensamento lógico, obtido por meio de práticas de meditação sobre o vazio ou reflexão a respeito de absurdos, paradoxos e enigmas insolúveis ( koans ); zen-budismo n adj.2g.
2 relativo ou pertencente a, ou próprio do zen; zen-budista
templo z.
-etim jap. zen 'meditação religiosa', este do chin. ch'an , de orig. sanscrítica

Wikipedia

Zen

Zen é o nome japonês da tradição Ch'an, que surgiu na China por volta do século VII. O Zen costuma ser associado ao Budismo do ramo mahayana. Foi cultivado, inicialmente, na China onde recebeu influências taoistas e posteriormente migrou para o Japão, Vietnã e Coreia. A prática básica do zen japonês é o zazen (literalmente, "meditar sentado"), tipo de meditação contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade" através da observação da própria mente.

Tal como o conhecemos hoje, ele só foi possível devido à forte influência que o Budismo na China sofreu do taoismo. Para alguns estudiosos, o zen é uma síntese dessas duas correntes de pensamento (Budismo e Taoísmo).

O Zen enfatiza autocontrole rigoroso, a prática da meditação, a percepção da natureza da mente (見性, Ch. jiànxìng, Jp. kensho, "perceber a verdadeira natureza") e a natureza das coisas, e a expressão pessoal dessa intuição na vida cotidiana, especialmente para o benefício de outros. Como tal, não enfatiza o mero conhecimento de sutras[9] e doutrina e favorece a compreensão direta através da prática espiritual e da interação com um professor ou mestre realizado.

Os ensinamentos do Zen incluem várias fontes do pensamento Maaiana, sobretudo Iogachara, os sūtras Tathāgatagarbha, o Laṅkāvatāra Sūtra e a escola Huayan, com ênfase na natureza de Buda, na totalidade e no ideal Bodisatva. A literatura prajñāpāramitā, bem como o pensamento madhyamaka, também foram influentes na formação da natureza apofática e às vezes iconoclasta da retórica zen.

No Zen japonês, há duas vertentes principais: soto e rinzai. Enquanto a escola soto dá maior ênfase à meditação silenciosa, a escola rinzai faz amplo uso dos koans, ou "enigmas". Atualmente, o Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas e de maior expansão no Ocidente. Popularizadores do Zen incluem Reginald Horace Blyth, D. T. Suzuki, Alan Watts e Philip Kapleau, que publicaram vários livros entre 1950 e 1975, contribuindo ao interesse crescente no Ocidente, bem como a publicidade por parte dos poetas beat.

Examples of use of zen
1. Creative dubbed the patent, the "Zen patent," after its brand–name Zen media players.
2. Zen couldn‘t be immediately reached for comment Tuesday.
3. After repeated attempts Hrithik’s driver managed to overtake the Zen.
4. It is retail zen in the heart of swanky Manhattan.
5. Creative said it had applied for the patent –– dubbed the Zen patent after its Zen player –– on Jan. 5, 2001, and it was awarded on Aug. ', 2005.